VIRGINIA

Olá Colegas!!!! Este blog foi criado com o intúito de trocar idéias sobre novas tecnologias a serem aplicadas com alunos portadores de Necessidades Educacionais especiais... Espero que gostem e sintam-se a vontade para acessar e comentar, ok!!!!!

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Experiência em Campo: Relatório de atividades utilizando Tecnologia Assistiva.

1. Perfil do aluno:
A aluna tem 17 anos e está no terceiro ano do Ensino Médio em um Colégio Estadual de meu Município. A aluna é portadora de uma doença degenerativa. Até os 3 anos de idade a educanda era considerada uma criança “normal”, corria, se locomovia com facilidade. Após esta idade a menina começou a tropeçar muito e quando completou 5 anos não conseguiu mais andar (passou a se locomover por intermédio de cadeira de rodas). Com o passar dos anos seus membros superiores e inferiores foram se atrofiando, resultando em uma grande dificuldade motora fina ( a aluna possui uma grande dificuldade em segurar o lápis para copiar e fazer as lições em sala, ela segura o lápis com as duas mãos). Esta menina esta inserida em uma turma regular no Colégio em que trabalho, e de acordo com os professores da Instituição de Ensino a aluna está neste mesmo Colégio desde a 5ª série. Ela não possui nenhum atraso cognitivo, não é repetente e é muito interessada e esforçada na realização de suas tarefas.

2. Descrição da atividade planejada pelo professor :
OBJETIVOS:
· Apresentação do programa DASCHER a aluna com necessidades especiais motoras;
· Facilitar a vida da educanda em relação à execução de tarefas de casa e do dia-a-dia escolar.
· Levar a aluna a se familiarizar com o programa;
· Introduzir a aluna no mundo da informática de uma forma independente e autônoma, levando em consideração as suas dificuldades e limitações.
METODOLOGIA:
Em um primeiro momento irei apresentar o programa a aluna e ensina-la a lidar com o mesmo. Após este momento a aluna irá usufruir do programa e se “aperfeiçoar” do mesmo. Em um segundo momento, na aula de Português em sala de aula juntamente com os demais colegas, a aluna irá se munir com um lap top que contenha o programa dascher instalado. Nesta aula de Português a aluna irá digitar no computador as anotações referentes a matéria, produzir um texto solicitado pelo professor entre outras coisas. Ao término da aula a aluna irá avaliar o programa dasher observando se o mesmo facilitou o seu cotidiano escolar.

3. Tecnologia Assistiva escolhida:

Dasher, programa que permite aos usuários selecionar visualmente as letras do alfabeto na tela do computador para formar palavras

4. Reflexão sobre a experiência e considerações finais:
Inicialmente a aluna sentiu um pouco de dificuldade em lidar com o “novo”. No começo ela relatou que as “letras estavam fugindo de seu controle”, porém diminuindo a velocidade do programa a aluna começou a aprender a lidar com esta nova tecnologia.
Como o tempo foi curto (em uma semana apresentei o programa a aluna e apliquei a atividade), o resultado não chegou a ser excelente, porém o programa naquele momento facilitou as anotações da educanda e além disso foi uma experiência muito bacana e inclusiva. Segundo a aluna, ela nunca teve acesso a informática e o Dasher trouxe uma certa “facilidade” e independência.
Acredito que se a aluna continuar neste mesmo ritmo “os calos que a mesma adquire com seus respectivos lápis e canetas” irão sumir, e no lugar a tecnologia irá auxiliá-la em seu dia-a-dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário