VIRGINIA

Olá Colegas!!!! Este blog foi criado com o intúito de trocar idéias sobre novas tecnologias a serem aplicadas com alunos portadores de Necessidades Educacionais especiais... Espero que gostem e sintam-se a vontade para acessar e comentar, ok!!!!!

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Principais ideias sobre Educação Inclusiva e a proposta de minha instituição.

Para falar de educação inclusiva, temos de abordar, antes, a questão da inclusão social, ou seja, o processo de tornar participantes do ambiente social total (o econômico, o cultural, o político e todos os demais) todos aqueles que se encontram, por razões de qualquer ordem, excluídos.
Como excluídos, pode-se considerar todos os grupos de pessoas que não participam em nossa sociedade capitalista, do consumo de bens materiais (produtos e mercadorias) e/ou serviços. Ou seja: aqueles que estão fora do processo produtivo, do acesso aos bens culturais, saúde, educação, lazer e outros, todos componentes da cidadania.
Uma das dimensões do processo de inclusão social é a inclusão escolar que pode ser considerada um conjunto de políticas públicas e particulares de levar a escolarização a todos os segmentos humanos da sociedade, com ênfase na infância e na juventude. Neste contexto, recebem atenção especial a integração de alunos com necessidades educacionais especiais nas escolas regulares, o ensino voltado para a profissionalização e a constituição da consciência cidadã.
O professor como agente de mudança, deve ter em mente, sempre, a responsabilidade social que o cargo lhe confere e participar decisivamente do esforço de inclusão, apesar de muitas vezes, alguns alegarem a inexperiência no assunto e demonstrarem falta de vontade.
Em minha escola regular a proposta de inclusão se concretiza na prática em relação à inserção do aluno com necessidades especiais na classe regular, porém como professora de uma turma de inclusão 9tenho um aluno portador de síndrome de down) posso alegar que a formação contínua do profissional não existe e o material diversificado é escasso (Obs; A Escola em que eu trabalho localiza-se dentro de um salão de Igreja, estamos aguardando a construção de uma “verdadeira” escola para os alunos!).

Nenhum comentário:

Postar um comentário